Entenda a diferença entre partidos, federações e blocos partidários

Os partidos são a base da democracia representativa e podem atuar sozinhos ou em federações; também podem formar blocos.

Proporcionalidade A possibilidade de junção dos partidos no âmbito eleitoral – as federações – e no âmbito interno da Câmara dos Deputados – os blocos – tem a função de garantir maior possibilidade de articulação política aos partidos.

Quanto maior a bancada, maior a influência do partido ou da federação no sistema político e dentro da Câmara dos Deputados: terá direito a mais vagas nas comissões, cargos de destaque na Mesa e na presidência de colegiados, poder de negociação sobre os projetos em análise.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é desktop.jpg